sexta-feira, maio 29, 2009

Ponto de Luz

Para Xintir.

terça-feira, maio 19, 2009

Hoje.

(Fotos: Renato)

"Depois, o Sol, quando passa / Solta os cabelos, com graça, / Deixa-nos oiro nas mãos..."

E é quando eu não consigo não ter vontade de sair daqui e correr à procura dos sítios onde não haja tempo a contar e onde possa sossegar e meditar no caminho. Onde não existam nem coisas nem circunstâncias interpostas entre aquilo que quero e aquilo que posso ver e onde me possa demorar para rasar o essencial da vocação. É em dias como o de hoje que dou pelo roçagar das penas e me lembro das asas. Apetece-me arrumar as tralhas dos dias, vir à tona e sair a procurar-te e lembrar-me do coração. "Queria - vê lá tu - sentar-me ao teu lado, numa varanda sobre o mar, e escrever um romance que tu pudesses admirar. Era esse o nosso projecto comum: escrever romances paralelos, com os olhos misturados no mesmo mar (...) Há quanto tempo não te arde o coração?"



E vejo-te ir, pequeno, sem tempo de girar contigo esse leme pesado que vai dobrando os cabos da tua vida e lembro-me do compromisso. A torcer por ti.

segunda-feira, maio 04, 2009

Antes das grandes as pequenas coisas.

Importante é não perdermos a oportunidade das pequenas coisas, a beleza escondida nas casualidades, os desígnios secretos dos acasos.
Importante é não esquecermos que são essas as que regam os canteiros em torno do coração, os canteiros que fazem sonhar, então, o jardim antes e o descampado depois do muro.
Porque há vezes em que "aqui estou eu, sou uma folha de papel vazia [mas] pequenas coisas, pequenos pontos vão-me mostrando o caminho. [Isto porque] às vezes aqui faz frio, às vezes eu fico imóvel [sempre que] às vezes aqui faz frio."