terça-feira, junho 16, 2009

Post (mesmo!) à Laurinda Alves*

Estou habituada a dias de outras coisas e não sabia que esta merecia tanto assim um "Dia" mas ontem - durante as notícias que ouço a correr de manhã entre o abrir metade dos olhos e a caneca de estimação metade café metade leite - só me lembrava disto...
*

*
...por causa disto...
A violência contra idosos está ainda "no armário" na sociedade portuguesa e precisa de fazer o mesmo caminho de divulgação que aconteceu com a violência doméstica contra as mulheres, apontaram hoje vários especialistas num seminário em Lisboa. (...)
Outra das conclusões indicada como alarmante é o facto de os abusos e a violência - física, mental ou financeira - serem praticados por familiares, o que contraria a ideia da instituição familiar como reduto de afecto e carinho para com os idosos.

(...) A apropriação de dinheiro e a colocação sem consentimento em lares - que configura muitas vezes um crime de sequestro - são algumas das formas de violência que "não são qualificadas como tal" na sociedade portuguesa.

Paula Guimarães, que indicou a violência sobre idosos como "problema de saúde público", referiu que se conhece apenas a "ponta do icebergue", sem números fiáveis quanto à ocorrência de casos de abuso.
(...) será preciso o mesmo investimento na "reconfiguração do enquadramento cultural" que ponha em destaque "a dignidade, o poder e o papel" dos idosos, para que deixem de ser vistos como "empecilhos".
* * *

15 de Junho é o Dia da Sensibilização para a Prevenção da Violência contra Pessoas Idosas

Sem comentários: